O Brasil está produzindo cada vez mais lixo. De acordo com a análise do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o País descarta semanalmente 1,52 milhão de toneladas de materiais, o que seria equivalente a mais de 1 kg por dia por pessoa. Disso tudo, 45,3% correspondem aos resíduos orgânicos.
O descarte inadequado dessa matéria que, na maioria das vezes acaba em aterros e lixões, ocasiona um aumento nas emissões de gases de efeito estufa, além de poluir o ar, o solo e a água.
Uma das maneiras de reduzir o impacto negativo dos alimentos descartados é por meio da compostagem caseira, que também evita a poluição gerada pelo transporte até o local de tratamento do lixo. Uma vez montada a composteira, o processo não exige muito esforço e ainda contribui para a economia com a compra de fertilizantes.
O modelo mais comum de compostagem caseira é usando caixas plásticas e, neste artigo, vamos ensinar você sobre os itens necessários e como montá-los. Boa leitura!
O que é a compostagem
A compostagem é um processo de reaproveitamento da matéria orgânica que, geralmente, descartamos no lixo comum. A técnica transforma os restos de comida em um adubo natural, o húmus, bastante rico em nutrientes para hortas e jardins, que ainda aumenta a capacidade de absorção das plantas e reduz a erosão do solo.
Há duas formas de executar esse procedimento, que é uma espécie de reciclagem: aeróbica e anaeróbica, simplificando, com ou sem minhocas. A vermicompostagem acontece com a utilização de um minhocário, um método completamente seguro, e a decomposição é mais rápida.
Já no modo anaeróbico a matéria passa por uma fermentação em ambientes com pouco oxigênio, como em sacolas ou recipientes bem fechados. Essa opção costuma gerar mau cheiro, devido à liberação do sulfeto de hidrogênio.
Quem tem um grande quintal pode fazer a compostagem diretamente na terra, mas se o espaço é um fator limitante, um modelo plástico é muito prático e pode ser instalado em qualquer cantinho, por exemplo, embaixo de uma bancada.
Existem produtos que são vendidos prontos, é só encaixar, e os recipientes também podem ser de madeira de pallet. Porém, a maneira mais econômica é você mesmo montar as peças e utilizar o plástico.
O que você vai precisar para fazer compostagem usando caixas plásticas
Seja em casa ou no apartamento, os materiais básicos para montar uma composteira são:
3 caixas plásticas ou três baldes do mesmo modelo, empilháveis, fechados e escuros;
1 tampa;
1 torneira do tipo bebedouro (opcional);
Terra seca;
Serragem (sem resíduos tóxicos, como tinta, verniz e cola) ou folhas secas;
Pá de jardinagem pequena;
Furadeira;
Cerca de 100 minhocas californianas (Eisenia hortensis) (opcional).
Como montar a composteira
No fundo de dois dos recipientes plásticos, faça de 50 a 100 furos de 0,4 a 0,6 cm de diâmetro com o auxílio da furadeira, com uma distância de até 3 cm entre eles;
Faça alguns pequenos furos com o diâmetro de 1 mm a uma distância de 2 cm entre eles em todo o contorno das laterais para ventilação;
Coloque um recipiente sobre o outro, deixando o que não recebeu nenhum furo mais perto do chão;
Instale a torneira cortando a parte inferior da caixa sem furos e fixe com silicone, ou você pode retirar manualmente o chorume;
Coloque uma camada de serragem ou folhas no fundo do reservatório que fica no topo e depois acrescente dois dedos de terra e as minhocas;
Deposite o material orgânico gerado pela casa nesta caixa mais alta, cubra com folhas e serragem, e deixe sempre com tampa;
Após 30 dias ou quando a capacidade estiver no limite, forre o recipiente do meio com uma camada de terra e leve ele ao topo;
Coloque os restos de alimentos novamente no topo enquanto a parte do meio permanece em repouso;
30 dias depois, retire o húmus e repita o processo invertendo outra vez as duas caixas.
No momento de decidir qual o tamanho dos reservatórios a serem utilizados, é preciso levar em consideração o espaço disponível, o número de pessoas vivendo na residência e o volume de resíduos produzido.
Para um local pequeno, o modelo tradicional é o de 15 litros, ideal para uma família de até três pessoas. Se a capacidade precisa ser maior, é só ampliar a litragem dos recipientes ou sua quantidade, com andares extras na composteira.
A Plastcomp possui à disposição as caixas fechadas de 26 litros que podem ser aplicadas nessa prática ecológica, devido ao sistema de encaixe, as cores opacas azul ou preta e a tampa adequada.
Como você deve ter percebido, fazer compostagem usando caixas plásticas em casa ou no apartamento é simples e, com a manutenção correta, você terá plantas muito mais saudáveis e expressivas, sem gastar com adubo. Além disso, a atitude faz uma grande diferença em longo prazo no meio ambiente. O planeta agradece.
A Plastcomp é uma loja distribuidora de produtos plásticos e soluções em armazenagem, incluindo diversos tipos de caixas plásticas , lixeiras , pallets , estrados , equipamentos de limpeza profissional e EPI s. Localizada em Barueri