O conceito de logística reversa consiste em retornar um produto para a empresa, após o consumo de uma forma que possibilite o descarte correto ou a sua reciclagem.
Ciclo de vida do produto dentro da logística reversa
Quando pensamos no ciclo de vida do produto, visa-se apenas o seu processo de produção até o consumo final, entretanto o modelo de ciclo de vida prevê um descarte apropriado desses produtos, com o objetivo reduzir os impactos ambientais e inclusive na saúde.
Alguns setores que possuem obrigatoriedade na logística reversa
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) l lei n° 12.305, alguns setores são obrigados a realizar a logística reversa, o PNRS regulariza a forma com que o país lida com o lixo ao exigir dos setores públicos e privados o gerenciamento dos seus resíduos e evidenciar as medidas adotadas.
Veja abaixo os setores que possuem obrigatoriedade:
Pilhas e Bateria
Nesse setor já se encontram diversos postos para a coleta de pilhas e baterias utilizadas, lembrando que os aparelhos de uso doméstico a responsabilidade do descarte é dos moradores da residência que utilizavam o aparelho.
O coletor de pilhas e baterias pode ser encontrado no site da Plastcomp, são ideais para serem colocados em pontos estratégicos como: Super mercados, farmácias e demais pontos comerciais que são espalhados pela cidade São Paulo.
Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
Pneus;
Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
Produtos eletrônicos e seus componentes;
Produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro;
Diminuição dos impactos no meio ambiente
Ao implementar o procedimento de logística reversa, você passa a gerar menos impactos ambientais já que o principal propósito é evitar o descarte de resíduos ou produtos nocivos diretamente na natureza, a operação consiste em inserir pontos estratégicos para a coleta desses materiais e assim a empresa responsável realiza o descarte ou reutiliza a matéria prima para o desenvolvimento de novos produtos.
O principal objetivo é dar aos empresários uma nova perspectiva, afinal ao gerar menos impactos ou reutilizar a matéria prima cria-se a possibilidade de obter mais lucro, sem interferir no meio ambiente de uma forma violenta e ao mesmo tempo não diminuir os recursos naturais que são utilizados para o desenvolvimento dos produtos.
Todas as empresas podem implementar a logística reversa durante o processo de armazenagem desses produtos, a caixa plástica com tampa agregada, proporciona maior segurança devido ao lacre e dessa forma é possível que indústria farmacêuticas por exemplo utilize o produto, conforme falamos em um dos nossos posts você pode entender qual é a caixa plástica ideal para você.
No Brasil o PNRS, impõe que a responsabilidade do descarte correto de resíduos ou a reutilização dos produtos é dever dos fabricantes, consumidores, distribuidores, comerciantes e importadores. Trata-se de um processo complexo não deve ser visto de forma simples.
Implemente a logística reversa no cotidiano da sua empresa
O início do planejamento desse processo é através da elaboração de um bom plano estratégico, visando os processos atuais da sua empresa, como citado anteriormente o ciclo de vida do seu produto.
Inicie elaborando um plano de resíduos sólidos, nesse primeiro momento será definido as ações de coleta á reutilização, reciclagem ou desmanche. Após isso realize a implementação gradativamente acompanhando os resultados de cada ação.
Continue buscando novas informações e inicie esse processo dentro do seu negócio e aguarde os resultados no futuro.
A Plastcomp é uma loja distribuidora de produtos plásticos e soluções em armazenagem, incluindo diversos tipos de caixas plásticas , lixeiras , pallets , estrados , equipamentos de limpeza profissional e EPI s. Localizada em Barueri