Para que serve um estrado?

 

 

O estrado de plástico é muito conhecido no mercado por sua usabilidade, praticidade e eficiência. Sua estrutura é extremamente útil em várias situações, mas poucos sabem o nome desse objeto ou entendem todas as suas aplicações.

Muitas vezes comparado ao pallet, essa solução, ao revestir um piso, assegura a proteção das pessoas, animais e mercadorias, e isolamento da umidade ou sujeira.

Sua utilização é bastante requisitada nos mais diversos segmentos, como indústrias químicas, câmaras frias, frigoríficos, supermercados. E igualmente em clubes, academias, estoques e depósitos, restaurantes, hospitais, lojas de material para construção, piscinas, pet shops, etc.

Para que você conheça de vez as funcionalidades de um estrado, preparamos este artigo listando alguns dos usos mais populares para esse item. Saiba mais a seguir!

Evita a umidade
Primeiramente, o estrado possui eficácia garantida contra a umidade, podendo ser empregado em áreas permanentemente molhadas e com grande trânsito de pessoas, por exemplo em vestiários, saunas e banheiros de clubes e academias.

O escoamento de alta vazão da água e outros líquidos entre as suas calhas impede que o piso revestido fique escorregadio, mantendo a sua estrutura intacta, mesmo diante da ação de ácidos, gorduras e solventes.

Tem função antiderrapante
A utilização de um estrado pode reduzir o atrito com o solo em até 90%, inclusive diante de altas cargas, formando um alicerce de proteção do piso contra impactos e fatores externos, e distribuindo melhor o peso do que está sobre tal armação. Assim, a superfície original fica resguardada de futuros desgastes.

Sua aderência antiderrapante atesta estabilidade e, consequentemente, mais segurança aos usuários.

Previne acidentes
Pelo que foi descrito acima, uma estrutura antiderrapante é uma garantia contra acidentes, como escorregões e quedas, que possam ocorrer no fluxo de pessoas nos locais úmidos. Por meio dos pinos, a superfície passa a ficar suspensa e isolada do piso molhado ou oleoso, melhorando a circulação.

Essa prevenção também ocorre devido ao encaixe adequado das peças, que não possibilita fissuras, sobressaltos ou rebarbas. Dessa maneira, evitando os tombos. E por não possuir componentes de fixação como pregos e parafusos, os operadores não correm o risco de se machucarem.

Além disso, o estrado, seja ele de borracha ou plástico, é muito eficaz para dificultar descargas elétricas e proporcionar aderência, diminuindo os perigos de choques.

Ajuda no armazenamento
O manuseio e encaixe desse item é descomplicado, com sistema macho-fêmea, permitindo um acoplamento lado a lado em qualquer ambiente, até cobrirem completamente a extensão desejada.

Em tamanhos e formatos diferentes, os estrados também são de simples montagem, sem necessitar do uso de uma ferramenta específica. A instalação é manual e eles ocupam pouca área na armazenagem.

Ademais, todas as peças modulares ajudam a reduzir o atrito. Isso facilita o arraste, em outras palavras, permite a agilidade das movimentações de cargas na sua superfície, auxiliando no transporte logístico interno.

Entretanto, é importante lembrar que não é possível fazer o deslocamento com uso de empilhadeiras e paleteiras, porque não há espaço suficiente na parte inferior para a entrada do garfo.

Protege os animais
Além de ser vantajoso para as pessoas, o estrado atua como uma espécie de barreira de proteção para outros seres vivos. Ao ser empregado como um revestimento do solo, tal objeto previne contra os efeitos do frio, da umidade e de demais intempéries.

Por esse motivo, ele é muito utilizado na criação de suínos e cavalos, tanto no transporte quanto nas áreas de circulação, agindo como uma forma de cuidado, já que evita doenças e certifica a segurança.

Garante a higiene
Desde 1997, o regulamento técnico sobre “Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos” determina que todo equipamento e utensílio envolvido nos locais de manipulação de alimentos deve ser confeccionado de material que não transmita substâncias tóxicas, odores e sabores, que não seja absorvente e seja capaz de resistir a repetidas operações de limpeza e desinfecção.

Sendo assim, o uso dos estrados plásticos nos setores alimentícios está em conformidade com as normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sua estrutura é ideal para assegurar a higiene e evitar a contaminação ou risco à saúde.

A desinfeção é garantida por meio de vapor e lavagens com água quente, sem qualquer impacto em sua resistência, mesmo com o passar do tempo. Seu design também facilita a limpeza por entre as calhas e do piso abaixo, prevenindo a proliferação de bactérias, fungos e insetos.

No caso do preparo e fornecimento de refeições, os estrados agem tanto em defesa dos funcionários quanto dos produtos, que não podem de modo algum ficar em contato direto com o solo.

Se a exigência de altura for maior que o padrão, recomenda-se a aplicação dos prolongadoresem cada peça. Esse acessório ainda permite uma limpeza fácil do espaço embaixo da estrutura.

Como visto, os estrados são basicamente pisos removíveis populares por sua segurança, praticidade e durabilidade. De maneira geral, a composição plástica é a mais indicada, além de ter o melhor custo-benefício.

Gostou deste artigo? Agora, conheça as vantagens do pallet plástico! É só clicar aqui para ler.

 

Sobre a loja

A Plastcomp é uma loja distribuidora de produtos plásticos e soluções em armazenagem, incluindo diversos tipos de caixas plásticas , lixeiras , pallets , estrados , equipamentos de limpeza profissional e EPI s. Localizada em Barueri

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagbank-v1
Selos

Plastcomp Importação Com. Serviços EIRELI - CNPJ: 07.265.068/0001-41 © Todos os direitos reservados. 2024